quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Rede CVT impulsiona liderança de Minas Gerais na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) — que formam a rede de 84 unidades em todo o estado — foram decisivos para estimular os municípios a participarem da IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e elevar Minas Gerais à condição de líder no ranking nacional com 132 municípios e 259 instituições inscritas. O evento ocorreu do dia 15 a 19 de outubro, e em Minas Gerais foi organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). 

Dos números totais da SNCT, idealizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Minas Gerais atingiu 21% das 627 cidades brasileiras e chegou a 29,8% do total das 869 instituições brasileiras participantes. O percentual de 14,3% dos 23.362 projetos inscritos nacionalmente também surpreendeu com a adesão dos diferentes públicos, incluindo escolas de ensino médio e fundamental, universidades, empresas, governo e sociedade em geral.  O tema da Semana foi sustentabilidade, erradicação da pobreza e economia verde.

Para incentivar a participação de escolas, centros, museus e espaços de ciências, universidades, institutos de pesquisas e prefeituras, mobilizando a população, em especial crianças e jovens, em torno de atividades de C&T, foram feitas ações como exibição de filmes de educação científica e palestras sobre meio ambiente e como as mudanças climáticas podem prejudicar o nosso planeta.

Comunidades
A Superintendência de Inovação Social (SIS) da Sectes, por meio dos CVTs, participou ativamente neste ano da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Alunos de várias escolas coletaram uma amostra de água proveniente de uma fonte natural local e medir o pH com componentes químicos. Os valores obtidos serão colocados no Banco de Dados Nacional do Experimento Global com informações da amostra e da escola participante.

Outra ação de destaque organizada pela SIS foi a transmissão pela Uaitec de Uberaba de palestras por videoconferência para toda a Rede CVT, que fizeram parte da programação do “Seminário de Energias Limpas e Erradicação da Pobreza”.

Além das palestras, dois filmes foram disponibilizados para todos os CVTs: “Wall.E”, filme de animação americano que conta a história de um robô chamado WALL•E, criado para limpar a Terra coberta por lixo em um futuro distante, e "Chaves - Vamos cuidar da água", desenho animado destinado ao público infantil.

Também trouxe muito entusiasmo aos participantes o reaproveitamento de garrafas plásticas/PET que ao invés de serem descartadas,
foram transformadas em cofrinhos. A criatividade dos participantes foi colocada em prática. “Este material pode tomar diversas formas, e principalmente pode ser usado em trabalhos manuais. Foi um momento de diversão para a criançada,” conta Bernadete Seixas, coordenadora do Laboratório de Inclusão Digital CVT de Formiga.

Ciência e Tecnologia
A Semana, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação desde 2004, representa um momento em que escolas, universidades, museus, organizações não governamentais e demais entidades da sociedade civil se mobilizam para apresentar à população, principalmente crianças e jovens, a importância da Ciência e Tecnologia para a vida de todos e para o desenvolvimento do País. Em 2011, cerca de 600 municípios brasileiros realizaram quase 16.000 atividades.

Fonte: Portal da Inclusão Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário