terça-feira, 20 de novembro de 2012

20 de novembro: Dia do Esteticista


O esteticista é um profissional que vem ganhado cada vez mais espaço no universo da beleza e saúde. Dia 20 de novembro é comemorado o Dia do Esteticista, data estabelecida pelo projeto de lei nº 54, em 2006, como parte integrante do movimento pela regulamentação da profissão.

A regulamentação é um fator de inclusão e reconhecimento de milhares de profissionais já qualificados no mercado de trabalho, e que representam uma verdadeira mudança na forma de pensar o conceito de estética na vida moderna.
Por ser um ramo promissor e de amplas oportunidades, existem muitas pessoas com formação na área da saúde entrando neste mercado, como enfermeiras, farmacêuticas, fisioterapeutas e nutricionistas – o que não as isenta de frequentar o curso para esteticista, pois é um campo bem específico com técnicas bem particulares. O mercado é bem ativo, seja no universo masculino ou feminino.

Formação do esteticista

Os esteticistas são profissionais de nível médio ou superior, e precisam ter bons conhecimentos em fisioanatomia – conhecer o corpo humano é fundamental para se tornar um bom profissional. É também necessário tambem ter habilidades de relacionamento interpessoal, pois, o cliente que busca o serviço de estética procura também certa atenção. O esteticista deve ter uma formação ampla na área da saúde e do bem estar, porque hoje o consumidor tem acesso a muitas informações e tendências. É muito importante estar constantemente atualizado, pois a estética é uma área que recebe novos produtos e tecnologias dia a dia, além de ter um aprofundamento cada vez maior sobre o corpo humano.
Na prática de mercado, existe uma divisão básica na atuação do esteticista; a facial e a corporal. Geralmente o profissional se especializa em uma das duas frentes:
Estética Facial: limpeza de pele, hidratação, revitalização, clareamento, tratamento de acne e higienização em geral.
Estética Corporal: tratamento de celulite e gordura localizada, massagens, hidratação, limpeza de pele e revitalização.

Atuação do profissional de estética

A maioria dos profissionais trabalha por conta própria, mas muitas clínicas de spa, consultórios de dermatologia,  academias e salões de cabeleireiro são fontes de contratação. A falta de regulamentação permite que várias pessoas não capacitadas possam abrir clínicas de estética, o que pode acarretar problemas de saúde, e ainda, o profissional esteticista deve, além de desenvolver seu trabalho, saber quando a cliente precisa da ajuda de outros profissionais. No entanto, o consumidor consciente exige profissionais qualificados e os amadores no segmento tendem a desaparecer ou atuar na marginalidade.

Fonte: Portal Carreira & Sucesso
Em Formiga, o Centro Universitário de Formiga oferece o curso de bacharel em estética com duração: 3 anos e meio  (7 períodos), no período noturno, disponibilizando 60 vagas.
E lembrem-se sempre: o importante é se qualificar.

Leila Patrícia da Silva
Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Empreendedor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário