quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CVT Formiga é destaque no Estado e prepara o cidadão para o mercado de trabalho na região centro-oeste




Na Instituição mais de 7. 700 alunos  foram cadastrados no portal de inclusão digital e cerca de 5 mil pessoas foram certificadas

 

A competitividade do mercado de trabalho exige cada vez mais das pessoas qualificação e capacitação profissional. Esta verdade vale para quem ambiciona uma oportunidade em uma empresa de terceiros ou mesmo para montar o próprio negócio. Atento a isso, o Governo de Minas, por iniciativa  da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Sectes, criou os Centros Vocacionais Tecnológicos que tem por objetivo preparar a mão-de-obra local e regional, por meio da capacitação profissional e da inclusão digital.

 

O projeto surgiu no ano de 2004, através da parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação – MCTI, com o objetivo de promover a inclusão digital. “O objetivo é ampliar a capacitação local, gerar emprego e renda, e contribuir para a melhoria do nível de vida da população. Para isso, foram criadas duas frentes de atuação: alfabetização digital e formação e aperfeiçoamento profissional”, diz o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues.

 

Na região Centro Oeste de Minas, desde 2009, 286 cursos presenciais foram ministrados e 6.605 alunos receberam certificados das mãos de seus coordenadores. “O público-alvo são pessoas carentes que estão em busca do primeiro emprego ou de aperfeiçoamento para retorno ao mercado de trabalho”, diz o secretário.


Os cursos foram ministrados nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) de Cláudio, Formiga, Divinópolis, Nova Serrana e foram escolhidos de acordo com a vocação econômica da cidade e demanda local. A Sectes realiza estudos nas regiões para levantar quais são suas vocações econômicas e necessidades sociais.

 

Formiga


Em Formiga o projeto foi inaugurado oficialmente em março de 2007. Desde a criação, o Centro já cadastrou no portal de inclusão digital, 7.786 alunos e teve 41.409 acessos a cursos do portal. Já foram entregues 5 mil certificados sendo que 3 mil alunos em cursos presenciais oferecidos de acordo com a demanda, no decorrer destes cinco anos de funcionamento do CVT.

 

A vocação da cidade é na área de fruticultura e agroindústria. Até hoje, vários produtores rurais, profissionais autônomos e membros da comunidade já se beneficiaram com os cursos oferecidos. Entre os cursos destacam-se o de processamento do maracujá; preservação da biodiversidade; aproveitamento do abacate, com a elaboração de receitas salgadas e doces; curso de panificação para cantineiras da rede municipal de ensino; confeitagem de bolos e preparação de salgados finos para festas.

 

“As aulas permitem a inclusão dos participantes no mercado de trabalho autônomo dentro do contexto da cadeia produtiva contemplada pelo projeto, otimizando o laboratório vocacional e contribuindo com a geração de renda e a inclusão social,” afirmou Zélia Veloso, coordenadora geral do CVT de Formiga.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário