segunda-feira, 3 de setembro de 2012

27 de agosto: Dia do Psicólogo


A ciência que estuda o comportamento humano. Essa é a definição mais básica da Psicologia. Em 2012, a profissão completa 50 anos no Brasil.
A área mais conhecida da psicologia é a chamada clínica, na qual os profissionais atendem em seus consultórios pacientes que buscam diagnósticos, tratamentos ou apenas melhores condições no desenvolvimento da saúde. Entretanto, a psicologia não se restringe apenas a esta área.

Neste ano, ela completa 50 anos buscando celebrar a formação, profissão, inserção social e científica dos psicólogos na saúde, na educação, nas instituições dos sistemas de segurança pública e nos direitos humanos.

Em 27 de agosto de 1962, a edição da Lei nº 4119/62 regulamentou a profissão de psicólogo(a) no Brasil. Mas, muito antes disso, a Psicologia, como ciência, já fazia parte da vida da população brasileira, desde a época da colonização do país. Nesta época, os saberes psicológicos eram elaborados no âmbito da Medicina e da Educação.

A criação do Conselho Federal de Psicologia, em 1973 e, posteriormente, a criação dos Conselhos Regionais se constituíram como importantes passos para consolidar a regulamentação do exercício da profissão, sempre tendo em mente a importância de garantir a qualidade da Psicologia, com seu exercício ético e sua colaboração ativa na consolidação dos valores democráticos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário