
A maior rede de CVTs do Brasil implantou cerca de 80 projetos sociais durante o ano
Possibilitar a inclusão digital de crianças em situação de risco; orientar jovens sobre qual profissão seguir e disponibilizar informações aos cidadãos sobre saúde e bem estar são alguns dos mais de 80 programas desenvolvidos pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) durante o ano de 2011. As ações fazem parte das diretrizes da Rede de CVTs de Minas Gerais estabelecidas pelo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, de ampliar as políticas de inovação social como instrumentos de formação da cidadania.
Como  forma de discutir esses projetos dos CVTs, a Superintendência de  Inovação Social (SIS) da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e  Ensino Superior (Sectes) organizou o seminário “Festival de projetos”  entre os dias 20 e 23 de novembro, em Caetanópolis. O evento contou com a  participação dos coordenadores gerais dos 84 CVTs inseridos no estado. 
De  acordo com o secretário Narcio Rodrigues, a efetividade de tantos  programas na rede CVT, evidencia o nível de comprometimento que cada  unidade tem demonstrado. “O resultado de todas essas ações representa um  excelente aparato para a cidadania digital, de ligar a sociedade ao  mundo, de possibilitar que as pessoas se sintam inseridas na era  digital”, ressaltou. 
Reconhecimento e Parcerias 
Durante  o encontro, sete CVTs (Alfenas, Itabira, Jaíba, Passos, Mariana, Patos  de Minas e Taiobeiras) exibiram os projetos que implantaram, ocasião em  que foram reconhecidos com troféus pela qualidade.  
A  escolha de quais os programas que seriam apresentados foi feita no  início de novembro pelos próprios CVTs, mas o processo de elaboração das  ações ocorreu há cinco meses. “Desde o mês de julho, os 84 CVTs foram  distribuídos em sete núcleos, denominados escritórios de projetos, tendo  cada um, uma unidade responsável por ordenar e colocar em prática os  projetos de cerca de 10 a 12 Centros Vocacionais”, explicou Lélia  Teixeira. Os escritórios estão localizados nos CVTs de Brumadinho,  Formiga, Lavras, Três Corações, Paracatu, Taiobeiras e Porteirinha. Cada  um desses núcleos escolheu um projeto modelo para ser apresentado no  evento.
Segundo o coordenador geral do CVT de  Taiobeiras, Welton Silveira, responsável pela coordenação de um dos sete  núcleos, a distribuição dos CVTs em grupos estimulou e fortaleceu o  trabalho em equipe. “As unidades ficaram mais próximas e aprendemos a  exercitar a criatividade em todas as ações que desenvolvemos. É como se  fossemos uma família mesmo, pois fazemos parte de um mesmo projeto com o  mesmo objetivo, ou seja, levar os CVTs à comunidade”, disse Welton. 
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), representada pela assessora da Superintendência de Estrutura e Turismo, Graziele Vilela, também participou da cerimônia de entrega dos prêmios. “A presença dessa instituição no Festival de Projetos permite fortalecer as ações do Estado em prol dos trabalhos desenvolvidos pelos CVTs”, destacou a Superintendente de Inovação Social, Lélia Teixeira, após declarar que a Sectes visa a estabelecer acordo de cooperação com a Setur.
Para  o secretário Narcio Rodrigues, o ano de 2011 marcou a consolidação da  rede CVT, e nos próximos anos serão desenvolvidas novas metas. “Tenho  dito que ao final do mandato do governador Anastasia, não teremos apenas  a maior rede de CVTs do Brasil, mas o melhor modelo de construção da  cidadania digital”, concluiu. 
Nenhum comentário:
Postar um comentário