terça-feira, 27 de novembro de 2012

27 de novembro: Dia do Técnico em Segurança do Trabalho


O trabalho do Engenheiro de Segurança visa a prevenção de riscos nas obras, com o objetivo de preservar a vida das pessoas. Além de supervisionar e orientar tecnicamente o serviço em diversos segmentos, ele também controla e fiscaliza sistemas de proteção coletiva e equipamentos de segurança e prevenção contra incêndio e pânico assegurando qualidade e segurança à obra.
Uma das principais funções do técnico de segurança do trabalho é zelar para que as normas de segurança sejam aplicadas corretamente dentro da empresa, estando sempre atento para que métodos corretos de trabalho sejam utilizados, bem como analisar as condições de trabalho exercidas nas empresas, planejando e criando normas que reforcem comportamentos seguros e conduzindo ações que corrijam, eliminem e minimizem ao máximo os riscos encontrados nos ambientes de trabalho.
Para melhor desempenhar sua atividade, ele assume meios, recursos de administração e técnicos que o ajudarão a prevenir acidentes, se utilizando da ciência, remediando deficiências e más condições dos ambientes ocupacionais. Ele é o elo entre o empregado  e o empregador e deve se comprometer em apresentar atenção aos detalhes, ter capacidade para a liderança, ser dinâmico e emocionalmente equilibrado, ter capacidade de observação e concentração, ser perseverante, ponderado, e possuir capacidade de síntese, ser sociável, ter gosto por ensinar e ter capacidade de planejar, ser comunicativo e assumir posturas adequadas.

As responsabilidades do Engenheiro de Segurança do Trabalho, enquanto integrante do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, estão estabelecidas na Norma Regulamentadora nº.4, dentre as quais destacam-se:
> aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador;
> colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa;
> responsabilizar-se tecnicamente pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas NR aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus estabelecimentos;
> promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores;
> esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção;
> analisar e registrar em documento(s) específico(s) todos os acidentes e doenças ocupacionais ocorridos na empresa ou estabelecimento.
A profissão de Engenheiro de Segurança do Trabalho e de Técnico de Segurança do Trabalho é de extrema importância para a saúde dos trabalhadores.

Parabenizamos todos os profissionais da área de SST (Saúde e Segurança do Trabalho).

Queremos homenagear você que se dedica a oferecer melhores condições de segurança para todos os trabalhadores deste país.

Em Formiga, o CECON oferece o curso Técnico em Segurança do Trabalho. No Centro Vocacional Tecnológico de Formiga diversas pessoas são capacitadas com o Curso de Ensino a Distância, em Segurança do Trabalho., por meio,  do Portal de Inclusão Digital


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Palestras marcaram a Semana Global do Empreendedorismo no CVT Formiga


A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), após parceria firmada com o Endeavor, instituto responsável pela coordenação da Semana Global do Empreendedorismo no Brasil, mobilizou os 84 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) distribuídos no estado. Pela segunda vez, essas unidades atuaram por meio dos seus Núcleos de Apoio ao Empreendedor (NAEs) oferecendo palestras, cursos, competições, gincanas e oficinas mobilizando a população sobre a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico e social.

Em Formiga, a unidade do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, por meio do Núcleo de Apoio ao Empreendedor – NAE, marcou a semana com palestras que foram transmitidas por videoconferência com diversos profissionais da área de administração.

A coordenação do NAE Formiga, Leila Patrícia da Silva, também abordou sobre o tema com os alunos do 3º ano da  Escola Municipal Arlindo de Melo e com os alunos do projeto Jovem Aprendiz do Senac.


A ação foi realizada entre os dias 12 e 16 de novembro. Os temas abordados tinham como objetivo orientar quem pretende abrir o próprio negócio e pessoas que saíram da informalidade mostrando os benefícios do cadastramento da empresa; dar dicas de como aumentar a produtividade e a renda com o controle dos gastos e instruções de como fazer o dinheiro render de forma que os empreendedores possam se manter no mercado.

A Semana

No Brasil desde 2008, a SGE é um movimento global que inspira, conecta e capacita jovens e adultos nas mais diversas áreas do empreendedorismo. Só no último ano, a Semana Global mobilizou mais de 1,7 milhão de pessoas a partir de uma rede de 548 parceiros por todo o país – o que faz da Semana brasileira a maior do mundo, com três premiações internacionais. Com o tema "Conhecimento que sai do papel", a SGE deste ano, pretende despertar e lapidar o espírito empreendedor nas pessoas e organizações brasileiras.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

20 de novembro: Dia do Esteticista


O esteticista é um profissional que vem ganhado cada vez mais espaço no universo da beleza e saúde. Dia 20 de novembro é comemorado o Dia do Esteticista, data estabelecida pelo projeto de lei nº 54, em 2006, como parte integrante do movimento pela regulamentação da profissão.

A regulamentação é um fator de inclusão e reconhecimento de milhares de profissionais já qualificados no mercado de trabalho, e que representam uma verdadeira mudança na forma de pensar o conceito de estética na vida moderna.
Por ser um ramo promissor e de amplas oportunidades, existem muitas pessoas com formação na área da saúde entrando neste mercado, como enfermeiras, farmacêuticas, fisioterapeutas e nutricionistas – o que não as isenta de frequentar o curso para esteticista, pois é um campo bem específico com técnicas bem particulares. O mercado é bem ativo, seja no universo masculino ou feminino.

Formação do esteticista

Os esteticistas são profissionais de nível médio ou superior, e precisam ter bons conhecimentos em fisioanatomia – conhecer o corpo humano é fundamental para se tornar um bom profissional. É também necessário tambem ter habilidades de relacionamento interpessoal, pois, o cliente que busca o serviço de estética procura também certa atenção. O esteticista deve ter uma formação ampla na área da saúde e do bem estar, porque hoje o consumidor tem acesso a muitas informações e tendências. É muito importante estar constantemente atualizado, pois a estética é uma área que recebe novos produtos e tecnologias dia a dia, além de ter um aprofundamento cada vez maior sobre o corpo humano.
Na prática de mercado, existe uma divisão básica na atuação do esteticista; a facial e a corporal. Geralmente o profissional se especializa em uma das duas frentes:
Estética Facial: limpeza de pele, hidratação, revitalização, clareamento, tratamento de acne e higienização em geral.
Estética Corporal: tratamento de celulite e gordura localizada, massagens, hidratação, limpeza de pele e revitalização.

Atuação do profissional de estética

A maioria dos profissionais trabalha por conta própria, mas muitas clínicas de spa, consultórios de dermatologia,  academias e salões de cabeleireiro são fontes de contratação. A falta de regulamentação permite que várias pessoas não capacitadas possam abrir clínicas de estética, o que pode acarretar problemas de saúde, e ainda, o profissional esteticista deve, além de desenvolver seu trabalho, saber quando a cliente precisa da ajuda de outros profissionais. No entanto, o consumidor consciente exige profissionais qualificados e os amadores no segmento tendem a desaparecer ou atuar na marginalidade.

Fonte: Portal Carreira & Sucesso
Em Formiga, o Centro Universitário de Formiga oferece o curso de bacharel em estética com duração: 3 anos e meio  (7 períodos), no período noturno, disponibilizando 60 vagas.
E lembrem-se sempre: o importante é se qualificar.

Leila Patrícia da Silva
Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Empreendedor.


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Curso de Capacitação do SENAR no CVT Formiga



Nos dias 12 a 14 de novembro, no Laboratório de Fruticultura e Processamentos de Alimentos, da unidade do Centro Vocacional Tecnológico de Formiga, foi realizado o curso de capacitação sobre abate e processamento de frango, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar e o Sindicato Rural de Formiga. 

Cerca de 10 pessoas, como produtores rurais estiveram presentes. O curso foi em duas etapas a primeira teórica onde os participantes puderem aprender mais sobre o processo correto do abate, noções de higienização, rotulagem e armazenamento.

 Durante a prática, os alunos colocaram em ação o círculo completo do processamento sobre o abate de frango. O curso foi ministrado pelo instrutor Cyro Campos. 

Para encerrar, os alunos preparam um delicioso almoço de confraternização.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

CVT FORMIGA divulga atividades da Semana Global do Empreendedorismo


O Centro Vocacional Tecnológico de Formiga promoverá a Semana Global do Empreendedorismo, que será realizada nos dias 12 a 14 de novembro, nas dependências da unidade. Haverá palestras que serão transmitidas por videoconferência com diversos profissionais da área de administração.

A coordenação do Núcleo de Apoio ao Empreendedor – NAE Formiga, Leila Patrícia da Silva, também desenvolverá atividades sobre o tema, na Escola Municipal Arlindo de Melo e com os alunos do projeto Jovem Aprendiz do Senac.
A Semana Global do Empreendedorismo é um movimento internacional que se realiza todos os anos durante o mês de novembro e envolve 104 países. Só no ano passado 41.711 organizações e parceiros realizaram 37.560 atividades inspiradoras, despertando o espírito empreendedor de 7,25 milhões de pessoas ao redor do mundo.

O objetivo do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior - SECTES e da Endeavor é reunir parceiros capazes de Inspirar, conectar, capacitar e engajar a população. Esperamos que o empreendedorismo -- bem como o sonho de crescer e prosperar -- esteja no cotidiano de crianças, jovens e adultos em todo mundo, transformando vidas e melhorando o ambiente em que vivemos.

A Semana Global do Empreendedorismo cumpre o papel de divulgar e inspirar experiências. Enquanto o movimento disponibiliza eventos para o público de todo o Brasil, incentivando a inovação, dão oportunidade a parceiros como instituições de ensino, empreendedores e empresários, de divulgar e compartilhar histórias e práticas empreendedoras.

Nosso principal objetivo é fortalecer a proposta de disseminar e fomentar a cultura empreendedora, o que significa atrair mais parceiros, fazer melhores eventos, impactar mais pessoas e gerar uma grande repercussão.

O Centro Vocacional Tecnológico de Formiga, está localizado à rua São Luiz Gonzaga, 327, bairro São Luiz.  Informações (37) 3322-5528



Confira o cronograma das palestras que serão transmitidas pelo CVT Formiga por meio de videoconferência

12/11 - 14h00 às 16h00 - CVT Formiga- Palestra: A decolagem de um sonho - Ozires Silva - Embraer 


13/11 - 08h30 - E. M.Arlindo de Melo - Palestra - Empreendedorismo Leila Patrícia da Silva
Coordenadora NAE

13/11 10h00 às 11h30 - CVT Palestra - A Experiência da Unicamp no estímulo à Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo Tecnológico Roberto de Alencar Lotufo  - Diretor da INOVA UNICAMP)

13/11 14h00 às 15h00.- CVT Palestra -  Uma História de Sócios Empreendedores Marcelo Costa de Oliveira - (Sócio e Membro do Conselho de Administração da Take.net)

14/11 10h00 às 12h00  - CVT Palestra de encerramento-  Inovação/Empreendedorismo na Universidade: um caminho possível - Rubem Saldanha (Gerente de Educação da Intel Brasil) 




SIM Formiga realiza curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos


No dia 31 de outubro, o SIM – Serviço de Inspeção Municipal – de Formiga promoveu um curso de Boas Práticas de Fabrição. O curso, realizado no CVT, teve como objetivo instruir os manipuladores de alimentos e donos de estabelecimentos sobre como se deve proceder na manipulação correta.
O curso foi ministrado pelas médicas veterinárias Jamila Palhares de Jesus e Valdênia Gomes Filgueira, pelo técnico agrícola Douglas Ferreira e pela estagiária do curso de Medicina Veterinária do Unifor, Camila Azevedo.
Ao final do curso, foi realizada uma avaliação sobre os assuntos abordados durante a capacitação, sendo que, 26 das 29 pessoas inscritas foram aprovadas, alcançando um percentual satisfatório de 89,65%.
Participaram do curso os seguintes estabelecimentos: Açougue Central; Açougue e Mercearia Andorinha; Açougue Minas Gerais; Apiário Boa Esperança; Casa de Carnes Assis; Casa de Carnes Bifão; Franfor – Frango Formiguense; Granja Cachoeirinha; Mercearia Costa e Silva; Pururuca JB; Supermercado do Marinho; Supermercado do Paulinho.
“O Serviço de Inspeção Municipal – SIM, é um avanço e atende à demanda de muito tempo dos empreendedores e proprietários dos estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal, agregando valor e propiciando maiores oportunidades de mercado, e sobretudo; em condições sanitárias e de consumo conforme a legislação, normas de manipulação e higiene”, comentou a coordenadora do Departamento de Políticas Rurais, Maria Vitória Ramos.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

CVT Formiga e CRAS promovem atividades na escola Célia de Melo

A palestra foi realizada na manhã do dia 26 de outubro, e participaram os alunos do 1º ao 5º ano da E. M. Célia de Melo e foi ministrada pela coordenadora do Núcleo de Apoio ao Empreendedor – NAE - do Centro Vocacional Tecnológico de Formiga, a psicóloga Leila Patrícia Silva. A psicóloga abordou o bullying entre crianças e adolescentes, bem como definições, causas e consequências, com o objetivo  de conscientizar os alunos sobre os prejuízos que esse fenômeno pode causar no ambiente escolar e na vida, promovendo medidas de prevenção e combate