quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Funcionários da Engelmig participam de curso de capacitação no CVT Formiga


Foi realizado na manhã do dia 22 de outubro, na sede do Centro Vocacional Tecnológico de Formiga, um curso de capacitação para os motoristas e autorizados a conduzir veículos da empresa Engelmig Elétrica Ltda


O curso foi ministrado pelo supervisor de segurança e instrutor de trânsito, Marcos Ivan Leite Albuquerque, que abordou sobre a legislação de trânsito, normas da empresa, equipamentos de uso obrigatório, manutenção e direção preventiva.



A Engelmig Elétrica atua no setor elétrico há 27 anos. Tem sua sede em Manhuaçu e há 05 presta serviços na Cemig, na cidade de Formiga e região.


Nova parceria     

Pela primeira vez a empresa Engelmig Elétrica esteve presente na sede do CVT Formiga utilizando do espaço para a realização do treinamento. Conforme a coordenadora geral da unidade Zélia Veloso, o CVT está aberto sempre para a Engelmig e qualquer empresa de nossa cidade e região. “Para nós é uma honra sermos parceiros e contribuir para o crescimento profissional dos colaboradores", comentou a coordenadora.

Zélia ainda reforçou que cada vez mais o Centro Vocacional Tecnológico de Formiga tem trabalhado com responsabilidade e compromisso social, um dos objetivos da Instituição.

Rede CVT impulsiona liderança de Minas Gerais na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) — que formam a rede de 84 unidades em todo o estado — foram decisivos para estimular os municípios a participarem da IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e elevar Minas Gerais à condição de líder no ranking nacional com 132 municípios e 259 instituições inscritas. O evento ocorreu do dia 15 a 19 de outubro, e em Minas Gerais foi organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). 

Dos números totais da SNCT, idealizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Minas Gerais atingiu 21% das 627 cidades brasileiras e chegou a 29,8% do total das 869 instituições brasileiras participantes. O percentual de 14,3% dos 23.362 projetos inscritos nacionalmente também surpreendeu com a adesão dos diferentes públicos, incluindo escolas de ensino médio e fundamental, universidades, empresas, governo e sociedade em geral.  O tema da Semana foi sustentabilidade, erradicação da pobreza e economia verde.

Para incentivar a participação de escolas, centros, museus e espaços de ciências, universidades, institutos de pesquisas e prefeituras, mobilizando a população, em especial crianças e jovens, em torno de atividades de C&T, foram feitas ações como exibição de filmes de educação científica e palestras sobre meio ambiente e como as mudanças climáticas podem prejudicar o nosso planeta.

Comunidades
A Superintendência de Inovação Social (SIS) da Sectes, por meio dos CVTs, participou ativamente neste ano da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Alunos de várias escolas coletaram uma amostra de água proveniente de uma fonte natural local e medir o pH com componentes químicos. Os valores obtidos serão colocados no Banco de Dados Nacional do Experimento Global com informações da amostra e da escola participante.

Outra ação de destaque organizada pela SIS foi a transmissão pela Uaitec de Uberaba de palestras por videoconferência para toda a Rede CVT, que fizeram parte da programação do “Seminário de Energias Limpas e Erradicação da Pobreza”.

Além das palestras, dois filmes foram disponibilizados para todos os CVTs: “Wall.E”, filme de animação americano que conta a história de um robô chamado WALL•E, criado para limpar a Terra coberta por lixo em um futuro distante, e "Chaves - Vamos cuidar da água", desenho animado destinado ao público infantil.

Também trouxe muito entusiasmo aos participantes o reaproveitamento de garrafas plásticas/PET que ao invés de serem descartadas,
foram transformadas em cofrinhos. A criatividade dos participantes foi colocada em prática. “Este material pode tomar diversas formas, e principalmente pode ser usado em trabalhos manuais. Foi um momento de diversão para a criançada,” conta Bernadete Seixas, coordenadora do Laboratório de Inclusão Digital CVT de Formiga.

Ciência e Tecnologia
A Semana, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação desde 2004, representa um momento em que escolas, universidades, museus, organizações não governamentais e demais entidades da sociedade civil se mobilizam para apresentar à população, principalmente crianças e jovens, a importância da Ciência e Tecnologia para a vida de todos e para o desenvolvimento do País. Em 2011, cerca de 600 municípios brasileiros realizaram quase 16.000 atividades.

Fonte: Portal da Inclusão Digital

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

CVT Formiga transmite II Capacitação de Conselheiros

Teve início nesta terça-feira, 23 de outubro, a partir das 13h30, na sede do Centro Vocacional Tecnológico de Formiga, a abertura da II Capacitação de Conselheiros Tutelares e Conselheiros  de Direitos da Criança e Adolescentes.

A Capacitação é promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE, por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos. 

O objetivo da referida capacitação é oferecer subsídios para a utilização dos instrumentos legais e administrativos pelos conselheiros no desenvolvimento de suas funções, estratégias e intervenções em consonância com o sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, consubstanciadas no Estatuto da criança e do Adolescente - lei 8.069/90.

A II Capacitação para Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direitos da Criança e Adolescentes encerra  nesta quinta-feira, 25 de outubro.


Veja a baixo o cronograma da II Capacitação de Conselheiros.



II CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS TUTELARES
E CONSELHEIROS DE DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

PROGRAMAÇÃO


DATA
HORÁRIO
TEMA

13:30 às 14:00
Abertura

14:00 às 14:50
Ética nas atribuições do Conselheiro de Direito da Criança e do Adolescente
23/10
14:50 às 15:00
Intervalo

15:00 às 15:50
Ética nas atribuições do Conselheiro Tutelar

15:50 às 17:00
Debate
DATA
HORÁRIO
TEMA

13:30 às 14:20
Os abrigos e a promoção dos direitos da convivência familiar
24/10
14:20 às 14:30
Intervalo

14:30 às 15:20
Drogas lícitas e ilícitas no meio social de criança e adolescentes

15:20 às 16:30
Debate

16:30 às 17:00
Grupo de trabalho para seleção de caso exitoso
DATA
HORÁRIO
TEMA

13:30 às 14:50
Abuso e exploração sexual infantil

14:50 às 15:30
Debate
25/10
15:30 às 15:40
Intervalo

15:40 às 17:00
Apresentação de experiências exitosas no cotidiano do Conselho


CVT Formiga comemora atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012

Nos dias 15 a 21 de outubro, em todo Brasil, foi comemorado a Semana Nacional de Ciência Tecnologia - SNCT 2012 e a equipe do Centro Vocacional Tecnológico de Formiga também marcou a semana com algumas atividades.

No dia 16, os alunos do programa Jovem Aprendiz participaram da palestra através da vídeoconferência sobre Sustentabilidade, na sede do CVT Formiga. Durante toda semana a equipe do CVT recebeu alunos das escolas da rede de ensino do município para participarem das atividades da SNCT em Formiga.

Na manhã do dia 17, cerca de 26 alunos do 4º ano do Centro Municipal de Educação Infantil José Juvêncio, estiveram reunidos na sala de videoconferência para assistirem o filme "Chaves - Vamos cuidar da água", após a sessão, a coordenadora e psicóloga Leila Patrícia Silva, falou um pouco sobre a importância da água em nosso planeta e em nossa vida. Ainda no dia 17, os alunos do curso Jovem Aprendiz, participaram da oficina de reciclagem utilizando garrafas pets e outros materiais transformando-os em produtos que serão reutilizados como por exemplo um cofrinho de garrafa.

Na manhã do dia 18, a equipe do Centro Vocacional Tecnológico de Formiga recebeu os alunos do 5º ano CEMEI José Juvêncio para assistirem o filme "Wall E".

E para encerrar as atividades do Centro Vocacional Tecnológico de Formiga, as monitoras Samanta Sousa e Laís Barbosa fizeram a medição do PH da água com os alunos do programa Jovem Aprendiz.



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Parabéns ao profissional de Informática!


Informática é o termo usado para descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.

O termo informática, no Brasil é habitualmente usado para referir-se especificamente ao processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.

Este profissional mantém desde pequenos computadores domésticos até grandes redes corporativas funcionando constantemente. Criam soluções de software para os problemas mais desafiadores, dentre outras.

O mercado desta área está constantemente crescendo e mudando de foco. Isso significa que o que é essencial hoje, amanhã pode nem mais existir. Por esse motivo, exige-se que seus profissionais estejam em constante formação e busca por novos conhecimentos. 

A formação técnica ou superior não garante conhecimento, nem tão pouco avalia um profissional. Serve sim como uma importante ferramenta no seu desenvolvimento.

Ser um "profissional de informática" exige manter-se atualizado quanto às tendências de mercado e às novas tecnologias, pois a informática abrange uma grande gama de setores, os quais exigem grande conhecimento e domínio de ferramentas só empregadas àquele setor.

Em Formiga, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) oferece os cursos de graduação de Ciências da Computação e a formação de Técnico em Informática. Mais informações pelo site: http://www.formiga.ifmg.edu.br/







quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Serviço de Inspeção Municipal oferece cursos de manipulação de alimentos


O SIM - Serviço de Inspeção Municipal -, juntamente com o SENAR, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e CVT Formiga, irá promover um ciclo de cursos aos proprietários de estabelecimentos destinados a manipulação de alimentos que já se encontram em dia com a documentação necessária para registro no SIM.
No dia 31 de outubro será realizado o Curso de “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos” com a participação da médica veterinária Valdênia Gomes Filgueira.
“O curso é um dos requisitos necessários para registro no SIM e será voltado para os manipuladores e proprietários de empresas que já entregaram os principais documentos para cadastro”, explicaou a coordenadora do SIM, Jamila Palhares de Jesus.
Também será realizado o curso de “Abate e Processamento de Frango” nos dias 12, 13 e 14 de novembro, com carga horária total de 24 horas, incluindo aulas teóricas e práticas.
“O objetivo é transmitir aos manipuladores de alimentos o máximo de informações relacionadas às boas práticas de fabricação, capacitando à mão de obra e melhorando a aceitação destes produtos no mercado oferecendo ao consumidor produtos de qualidade diferenciada”, destacou o técnico em Agricultura e Zootecnia, Douglas Ferreira Souza.
O número de vagas é limitado, os interessados deverão procurar o SIM no Terminal Rodoviário ou pelo telefone 3322-3146.

    quarta-feira, 10 de outubro de 2012

    Profissões: Dia do Administrador



    O dia 09 de setembro foi lembrado como o Dia do Administrador. No Brasil, a profissão foi regulamentada pela Lei Federal n.º 4769, no mesmo dia de 1965. A atividade começou a ganhar força no país por volta dos anos 40, quando as empresas se tornaram mais maduras e a necessidade de mão de obra qualificada começou a surgir com mais afinco, formatando as funções do administrador.

    A profissionalização do ensino da Administração pegou carona nesta tendência, se aprimorando ao longo do tempo, e impactando diretamente no processo de desenvolvimento econômico do Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Administração (CFA) em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), para 25% dos administradores entrevistados, o que motivou a escolha do curso de Administração foi o interesse em ter uma formação generalista e abrangente, seguido de existência de amplo mercado (21%) e vocação, com 18%. “Hoje em dia a pessoa está mais preocupada com as oportunidades que o mercado de trabalho vai oferecer. Por isso, a vocação já não pesa na hora de decidir a carreira”, justifica o presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello. O levantamento ouviu mais de 21 mil pessoas em todo o país entre Administradores, professores e coordenadores do curso de Administração e empresários.

    De acordo com o estudo, a remuneração mensal do administrador situa-se entre 3,1 e 10 salários mínimos (43,37%), com a média aproximada de 9,75 salários mínimos. O setor privado ainda é o que mais emprega administradores de empresa (58%). “A modernização cada vez maior das organizações impulsiona atividades como Gestão da Tecnologia. Muitos administradores atuam, hoje, nesta área, gerindo sistemas corporativos.

    UNIVERSIDADES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

    Dados do Ministério da Educação apontam que o Brasil possui mais de 2.600 cursos de Administração, com mais de 800 mil matriculados. Por ano, formam-se cerca de 114 mil administradores. Para a diretora do SAESP, o próprio profissional está muito criterioso em relação à carreira, pois quando sente que vai ficar para trás, busca especializações no Brasil e no exterior.” Uma prática recorrente é o estudo em países da Europa e Estados Unidos, onde estão algumas das melhores universidades do mundo”, relata.

    Diversos setores da sociedade requerem os serviços de um administrador. Com um leque amplo de atuação, os profissionais formados nesta área têm vários campos de atividade e, geralmente, são os responsáveis por gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização.


    ATIVIDADES TÍPICAS DO ADMINISTRADOR

    (Arts. 2º da Lei nº 4.769/65 e 3º do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 61.934/67)
    O Administrador exercerá a profissão como profissional liberal ou não, mediante:

    Elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos; realização de perícias, arbitragens, assessoria e consultoria em geral, pesquisas, estudos, análises, interpretações, planejamento, implantação, coordenação e controle de trabalhos;

    Exercício de funções e cargos de Administrador do Serviço Público Federal, Estadual, Municipal, Autárquico, Sociedades de Economia Mista, empresas estatais, paraestatais e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido; exercício de funções de chefia ou direção, intermediária ou superior assessoramento e consultoria em órgãos, ou seus compartimentos, da Administração pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes à técnicas de administração;magistério em matérias técnicas dos campos da administração e organização.





    Em Formiga, duas instituições de ensino oferecem graduação em Administração, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e o Centro Universitário de Formiga (UNIFOR/MG).
    O NAE/CVT Formiga também oferece cursos presenciai na área de administração como Empreendedorismo e Plano de Negócios e Gestão Empreendedora e demais cursos à distância.
    Leila Patrícia da Silva
    Coordenadora do NAE/CVT Formiga

    Profissões: Dia do Educador Físico


    Em 1º de Setembro, no Brasil é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física. A data comemorativa foi criada para homenagear o profissional que tem como principal objetivo trazer benefícios físicos e mentais para as pessoas através da prática esportiva. O dia não foi escolhido aleatoriamente. A comemoração do dia do professor de educação física acontece no dia 1º de setembro, em razão de a profissão ter sido regulamentada através da lei federal de número 9.696/98 e publicada na mesma data.

    O profissional de Educação Física é  responsável pela prevenção e promoção da saúde das pessoas. Por meio da atividade física correta, orientada e específica, a pessoa ganha em qualidade de vida. E ainda, para se praticar esportes é necessário que um profissional da área da educação física faça uma orientação e avaliação, de acordo com as capacidades de cada um, dos limites que o corpo de cada pessoa pode suportar e vencer.

    O mercado de trabalho dos profissionais de educação física cresceu bastante no Brasil, o trabalho dos profissionais de educação física deixou de ser apenas professor de escolas ou academias, estendendo seu campo de atuação.

    Hoje trabalham como “personal trainers”, desenvolvem programas de emagrecimento para crianças e adultos, organizam trabalhos de acréscimo muscular, que são muito valorizados em razão da população cultuar o aspecto físico, estar mais vaidosa, buscando um corpo belo, cheio de formas e músculos aparentes.

    Os professores de educação física são responsáveis por observar um aluno durante a prática de exercícios físicos, os orientam a fazer alongamentos para aquecer a musculatura e evitar que se machuquem, corrige a postura durante a realização dos exercícios, confere os batimentos cardíacos dos atletas, verifica a respiração e o cansaço dos mesmos, não permitindo que ultrapassem seus limites.
    Fonte:

    Em Formiga, o Centro Universitário de Formiga (UNIFOR/MG) oferece graduação em Educação Física.

    Divulgação de Profissões



    No dia 27 de agosto é comemorado o dia do Corretor de Imóveis.

    A profissão surgiu no século XX, quando o desenvolvimento das cidades fez com que a comercialização de imóveis, por intermédio dos anúncios em jornal, se tornasse constante, passando a existir como forma de vida, como profissão.

    O Corretor de Imóveis nessa época era conhecido como agente imobiliário.
    O nascimento da categoria ocorreu na década de 30, durante o governo de Getúlio Vargas, quando foram criadas as primeiras leis trabalhistas.

    Nos anos 40 os Corretores de Imóveis faziam parte de uma categoria organizada e reconhecida por toda a sociedade.

    Os anos 80 foram marcados pela solidificação e organização da profissão do Corretor de Imóveis em todo o Brasil.

    Encontrar o caminho para o sucesso é o desejo de 10 entre 10 corretores de imóveis, afinal, a busca por uma carreira bem sucedida é o que nos motiva a sair de casa a cada dia para superar os desafios do atendimento ao cliente.

    Contudo, como nos relacionamos com pessoas dos mais variados perfis, não podemos acreditar que exista uma fórmula mágica que irá atender igualmente a todas as nossas demandas.

    É preciso entender que cada atendimento pressupõe um comportamento diferente, pois o cliente é diferente. Com isso, alguns elementos são essenciais para qualquer situação e a inovação estará na forma como o corretor de imóveis aplicará esses elementos.
    Confira abaixo12 dicas para transformar-se em um corretor de imóveis eficiente!

    1. SEJA APAIXOANDO PELO QUE FAZ E FOQUE NA COSNTRUÇÃO DE RELACIONAMENTOS
    A paixão te provoca a dar sempre o seu melhor. É essa mesma paixão que vai te estimular a conhecer novas pessoas e a construir relacionamentos verdadeiros e duradouros.

    2. PLANEJE BEM A SUA SEMANA
    Planejamento é o ponto de partida para qualquer ação que se deseja ser bem sucedida.

    3. SURPREENDA SEU CLIENTE SEMPRE
    Ter informações precisas sobre um imóvel não é um diferencial do corretor, e sim uma obrigação, fuja do óbvio, evite fazer coisas da mesma maneira que todo mundo faz. Entenda as expectativas do cliente e ofereça soluções assertivas.

    4. ESTEJA PREPARADO PARA OBJEÇÕES E AVANCE NAS NEGOCIAÇÕES
    Lidar com as contestações dos clientes não é um processo simples, mas o corretor de imóveis não pode se acomodar e desistir do cliente. É importante identificar quais são as motivações dessas objeções e empenhar-se em vertê-las em negociações.

    5. IDENTIFIQUE E COMPREENDA O SEU PUBLICO E FAÇA UMA BOA PROSPECÇÃO.
    Nosso mercado e dinâmico e demanda por profissionais de atitude. Já passou o tempo em que o corretor podia ficar esperando pelo cliente no salão de vendas. Hoje, é preciso ir ao encontro do potencial cliente e, para isso, é imprescindível conhecer o perfil do seu público pois, a lógica se inverte sendo necessário despertar o interesse do comprador.

    6. SEJA UM CONECTOR
    Conectar-se é aprimorar o seu relacionamento com as pessoas mesmo que essas, em um primeiro momento, não sejam vistas como um gerador de negócios ou não estejam diretamente ligadas ao seu ambiente profissional.

    7. BUSQUE PELO APRENDIZADO CONTINUADO E PELA PRÁTICA DELIBERADA
    Esteja aberto ao novo e busque atualizar-se permanentemente. Porém aplique seus conhecimentos e pratique novas atitudes até alcançar o aprimoramento das suas estratégias. Velhos hábitos não levam a novos lugares.

    8. APROVEITE O SEU TMEPO PARA DESENVOLVER A SUA CARREIRA
    Saber administrar bem o tempo é uma habilidade de poucos, por isso o corretor que domina esta técnica, certamente tem uma ação mais eficiente. É importante potencializar o seu tempo para conhecer melhor o cliente, frenquentar cursos, palestras, workshops sobre o mercado imobiliário, estudar o comportamento do consumidor, buscar por novas práticas e também para fazer uma reflexão pessoal de seus comportamentos.
    Mas vale uma ressalva: não dedique o seu tempo apenas para o trabalho. Divirta-se,a proveito ao máximo os momentos de lazer com os amigos e familiares.


    9. SEJA RESILIENTE
    A resiliencia é a capacidade que o ser humano tem de sobrepor-se às diversidades. Tenha esse enfoque em sua carreira e veja os seus resultados melhorarem.

    10. CRIE EMPATIA
    Saiba adequar o seu discurso e o seu comportamento para cada situação, isso lhe garantirá uma maior sintonia com o seu cliente, e, conseqüentemente, um melhor alinhamento de percepções.

    11. CULTIVE APOIOS
    Mantenha uma boa relação com a sua equipe, seja firme quando necessário, porém amigável ao lidar com as pessoas. Juntos somos fortes.

    12. TRANSFORME-SE EM RECURSO
    Ofereça aos seus clientes idéias criativas, soluções e novas informações com regularidade, mesmo que não esteja em um processo de negociação. Isso agrega valor ao seu trabalho e torna sua relação mais espontânea com os clientes, pois eles saberão que o corretor não irá procurá-los apenas com o intuito da venda a qualquer preço.

    Por: Guilherme Machado.

    O Núcleo de Apoio ao Empreendedor de Formiga deseja muito sucesso a todos os corretores e coloca-se a disposição para promover a qualificação dos profissionais do município.

    Para manter-se informado acesse: http://www.crecimg.gov.br/Noticias_OnLine/id-2358/

    Leila Patrícia da Silva
    Coordenadora do NAE/CVT Formiga



    quarta-feira, 3 de outubro de 2012

    Alunos da Benedita participam de palestra sobre Bullying

    Na manhã do dia 02 de outubro, a coordenadora do Núcleo de Apoio ao Empreendedor - NAE do Centro Vocacional Tecnológico de Formiga e também psicóloga Leila Patrícia Silva, ministrou uma palestra para os alunos do 1º ao 5º ano, da escola E. M. Benedita Gomide Leite sobre Bullying. Os alunos estão participando da Semana de Combate ao Bullying com diversas atividades sobre o tema.
     
    A palestra teve como objetivo esclarecer para os alunos sobre o assunto, as principais formas e lugares em que ele é manifestado, as conseqüências deste comportamento para a vítima e para quem o pratica.  Como se comportar ao sofrer o Bullying e principalmente conscientizar os alunos da importância de ser tolerante com as diferenças e evitar a prática desta agressão.

    Nos últimos meses, a psicóloga e coordenadora do NAE, Leila Patrícia tem auxiliado nas escolas do município ministrando palestras sobre diversos temas para alunos, funcionários, professores e pais.

    segunda-feira, 1 de outubro de 2012

    Serviço de Inspeção Municipal firma parceria com CVT Formiga e SENAR


    O Centro Vocacional Tecnológico de Formiga – CVT, firmou parceria com o Serviço de Inspeção Municipal - SIM e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, com intuito de promover a qualificação dos manipuladores de alimentos dos estabelecimentos cadastrados no SIM e melhorar a qualidade dos produtos comercializados no município de Formiga.

    De acordo com a responsável pelo SIM em Formiga, Jamila Palhares de Jesus, a parceria com o CVT e Senar atingirá seus objetivos. “Com essa junção, iremos promover primeiro a capacitação e a educação sanitária dos manipuladores e posteriormente, exigir dos estabelecimentos a qualidade almejada pelo Serviço de Inspeção e pela população”, comentou Jamila.

    Os cursos de capacitação do SIM terão início em novembro deste ano e serão realizados na sede do Centro Vocacional Tecnológico de Formiga.