quinta-feira, 31 de maio de 2012

Alunos do CAIC recebem certificados do CVT Formiga



Na manhã do dia 30 de maio, sessenta estudantes do turno matutino, do 4º e 9º ano da Escola Municipal Centro de Aprendizado e Integração de Cursos – CAIC receberam os certificados dos cursos de Introdução à Informática e Introdução às Práticas Administrativas do Centro Vocacional Tecnológico de Formiga.

Estiveram presentes; a diretora Maria Inês de Castro a vice-diretora do CAIC Maria Tereza Machado, professoras, a coordenadora geral do CVT Formiga, Zélia Veloso, professores e a coordenadora do Laboratório de Informática, Bernadete Seixas e os
alunos.

Maria Inês agradeceu à equipe do CVT, por mais turmas terem participado do projeto de informática na escola e ressaltou que a disciplina enriqueceu o conteúdo de estudos dos alunos. A coordenadora Zélia Veloso comentou também que a parceria do CVT Formiga com a escola veio para somar e que o CAIC foi à escola pioneira neste projeto de Inclusão Digital.

 Em breve, o CVT Formiga, irá também certificar os alunos do 4º e 5º ano, do turno vespertino que estão fazendo o curso de Introdução à Informática. As aulas são ministradas pela monitora Raquel Resende.

CVT e CAIC desde 2011
O Centro Vocacional Tecnológico de Formiga, desde agosto de 2011, está presente na Escola CAIC, trabalhando com o projeto dos cursos do portal de Inclusão Digital do Governo de Minas, com Ensino a Distancia. No ano passado, cerca de 60 alunos, do 4º e 5º ano, tiveram aulas de Introdução à Informática.
Com o resultado positivo, a direção da escola resolveu estender a parceria em 2012 e ofertou novos cursos para os alunos que em pouco tempo estarão inseridos no mercado de trabalho.



quinta-feira, 24 de maio de 2012

CVT promove palestra na comunidade de Albertos





No dia 18 de maio, o Centro Vocacional Tecnológico de Formiga e o Núcleo de Apoio ao Empreendedor - NAE promoveram uma palestra para os alunos do 4º ao 9º ano, da Escola Municipal José Antonio do Couto, na comunidade de Albertos. A palestra teve como tema: "Empreendedorismo, ética e valores do ser humano", que foi ministrado pela consultora do Senac Larissa Xavier.

A instrutora ressaltou sobre os valores do ser humano no trabalho e na vida e como ser um profissional de sucesso. “O bom empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza, é uma pessoa de visões, mas lembrando que valores como honestidade, humildade, solidariedade e cordialidade são ingredientes indispensáveis para ser um vencedor em tudo, principalmente nos negócios”, comentou Larissa.

Para a diretora da escola Marlene Silva Reis, a palestra veio agregar o trabalho das professoras Lisiene Soares Carneiro e kleyse Cordeiro de Miranda que desde o ano passado estão desenvolvendo um projeto sobre profissões. Marlene afirmou que o tema abordado para os alunos é uma forma de lapidar e acrescentar o conhecimento do aluno.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

CVT Formiga inicia projeto de orientação profissional com alunos do ensino médio


No dia 14 de maio, na escola Estadual Professor Joaquim Rodarte, os alunos do ensino médio, estiveram reunidos para participar do projeto de Orientação Profissional, que é administrado pelo Centro Vocacional Tecnológico de Formiga, através do Núcleo de Apoio ao Empreendedor – NAE.
 
De acordo com a coordenadora do NAE e psicóloga, Leila Patrícia Silva, o projeto tem como intuito, a orientação profissional, que visa auxiliar o jovem no processo de maturação em relação à escolha profissional. Ao todo serão 12 sessões, onde haverá reflexões, dinâmicas e palestras. Leila ressalta que as análises poderão contribuir com os adolescentes no momento da opção profissional e ainda, ajudá-los no momento de fazer outras escolhas na vida.

Os encontros do projeto são gratuitos e realizados uma vez na semana, com duração de duas horas, nas dependências da escola, e são realizados  nos horários vespertino e noturno.  Ao todo foram inscritos 36 estudantes do terceiro ano do ensino médio. A turma foi dividida em grupos e as oficinas terão duração aproximada de três meses. As sessões serão ministradas pela psicóloga Leila.


quinta-feira, 10 de maio de 2012

CVT Formiga transmite vídeoconferência sobre os Direitos Humanos



Nos dias 08 a 10 de maio, nos Centros Vocacionais Tecnológicos de Minas Gerais, foi realizada uma capacitação para s Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direitos da Criança e Adolescentes. A iniciativa foi através de videconferência que teve como tema: os Direitos 
Humanos.  
 
A ação foi conduzida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE, por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
 
A capacitação para os Conselheiros, teve como objetivo oferecer subsídios para a utilização dos instrumentais legais e administrativos para o desenvolvimento das funções, estratégias e intervenções em consonância com o sistema de garantia dos direitos da criança e do 
adolescente, consubstanciadas no Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8.069/90. 
 
Durante os três dias de videoconferência, na unidade CVT Formiga, cerca de 30 pessoas 
estiverem presentes e participando do evento. 

CVT Formiga certifica mais uma turma do Caminhão Cozinha Brasil



Nos dias 02 a 04 de maio, no Cemap, mais uma turma foi certificada no Curso Básico de Alimentação, do Caminhão Cozinha Brasil. De acordo com a coordenadora do Centro Vocacional Tecnológico, Zélia Veloso, 149 pessoas se inscreveram para o curso. “Houve uma procura muito boa. Os horários mais procurados foram tarde e noite, pois pela manhã, as donas de casas têm os seus afazeres domésticos. O curso é ministrado em quatro dias, com duração de 2h30 cada, mas como tivemos um feriado, as aulas ocorreram em três dias, com carga horária de 3h20”, explicou.

 O Curso Básico de Alimentação foi ministrado, gratuitamente, e ensinou o trabalhador e familiares (maiores de 16 anos) por meio de aulas teóricas-práticas, a elaborar refeições sadias e saborosas a um baixo custo. Ao final do curso, os participantes receberam um certificado e o livro de receitas do programa “Cozinha Brasil.

Em Formiga 

O “Cozinha Brasil” promove ações de educação alimentar para elevar o nível de saúde e qualidade de vida das populações de baixa renda, por meio da orientação didático-pedagógica, visando à produção e ingestão de uma alimentação de alto valor nutricional e baixo custo. Esta é a oitava vez que o Centro Vocacional Tecnológico organiza o curso no município.

Coordenação do CVT Formiga presente nas comemorações do Dia da Vitória


Os instrutores e os soldados do Tiro de Guerra 04-030, comemoraram no dia 08 de maio, na praça da Matriz São Vicente Ferre, o Dia da Vitória, data em que se celebra as conquistas obtidas pelas tropas brasileiras na Segunda Guerra Mundial

Estiveram presentes na solenidade representantes dos poderes Executivo e Legislativo, a coordenação do Centro Vocacional Tecnológico, bem como autoridades civis e militares. Alunos de escolas públicas também assistiriam ao evento.

 No praça da Matriz, existe um memorial em homenagem aos 33 formiguenses tombados em confronto. Em Formiga, há dois ex-combatentes sobreviventes da guerra, Aduílo Gomes de Oliveira e Olivério Simões, que foram destacados na solenidade.

 No local, foram dispostas bandeiras dos países que lutaram durante a Segunda Guerra Mundial.  

Alemanha, Itália, e Japão formaram uma aliança conhecida como o Eixo. Seis outras nações se uniram ao Eixo. Os Estados Unidos, o Reino Unido, China, e a então União Soviética, atualmente Rússia, eram os principais países que lutaram contra o Eixo. Eles foram chamados de os Aliados e somaram 50 nações ao final da guerra. As tropas brasileiras apoiaram os Aliados.  

Dia da Vitória  

O Dia da Vitória, comemorado no dia 8 de maio – naquele dia, em 1945 terminou oficialmente a Segunda Guerra Mundial na Europa - marca o resgate dos valores democráticos para todas as nações, mas é um marco a um período de dor, perdas e atos heróicos. O dia 8 de maio, ao mesmo tempo, convida à reflexão sobre os fatos sombrios que resultaram do emprego da violência na busca de superação das dissensões políticas, econômicas e ideológicas.  

Deflagrada a guerra no solo europeu, o Brasil, inicialmente neutro, viu os caminhos para a solução pacífica dos conflitos esgotarem-se definitivamente, após ter doze de seus navios mercantes afundados por submarinos alemães, colocando sob iminente risco todo o tráfego marítimo, com risco de desabastecimento nas cidades brasileiras.

 Com a escalada da guerra, o Brasil não hesitou em unir-se às nações Aliadas, enviou milhares de combatentes, entre marinheiros, soldados e aviadores. A Força Expedicionária Brasileira, então, combateu no teatro de operações italiano, proporcionando importante contribuição para a vitória aliada naquela frente. A Força Aérea Brasileira, além de patrulhar a nossa costa em conjunto com a Marinha, apoiou a Força Expedicionária com a 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação, também em território europeu.  

Ao término da guerra, as perdas brasileiras foram significativas: 30 navios mercantes e três de guerra, 20 aviões abatidos ou inutilizados, além de quase 2.000 baixas.

CVT e o TG 04-030

Desde 2011, foi firmada uma parceria entre o CVT Formiga e o TG 04-030. No ano passado e início deste ano, os atiradores estiveram na Unidade, para cadastraram e participaram dos cursos do Centro Vocacional Tecnológico.

Colação de Grau do Curso Técnico em Saúde Bucal




Começa nesta quinta-feira, 10, as comemorações pela formatura dos alunos do curso técnico em Saúde Bucal. 

O curso foi ministrado em Formiga graças a uma parceria entre o CVT – Centro Vocacional Tecnológico/ Epap - Escola de Alevinicultura e Piscicultura; Prefeitura e o Centro de Estudos III Milenium - Sete Lagoas.O curso teve uma duração de 1 ano e meio, com aulas práticas e teóricas.

Confira a programação em comemoração a formatura dos alunos:
Dia 10 de maio – Quinta - Feira
19:30 – Culto em Ação de Graças
Igreja Adventista do Sétimo Dia
Dia 11 de maio – Sexta - Feira
19:00 – Missa em Ação de Graças
Igreja São Geraldo
Dia 12 de maio – Sábado
19h00 – Colação de Grau
Local: Cemap 
Hoje, o CVT/EPAP conta com mais de 5000 cidadãos atendidos na inclusão de digital  e profissionalizante  com encaminhamento para o mercado de trabalho.