segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Tv Oeste foi parceira do CVT durante a SNCT de 2011

A Tv Oeste em Formiga, através do jornal Oeste Notícias, foi uma das parceiras no Centro Vocacional Tecnológico - CVT Formiga durante as comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorreu nos dias 17 a 23 de outubro em todo Brasil. Diversas entidades, empresas e instituições de ensino participaram promovendo ações e atividades sobre o assunto que neste ano teve como tema central: "Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos".

O CVT Formiga promoveu quatro ações e uma delas foi a participação da TV Oeste que durante a semana exibiu uma série de reportagens onde foram apresentadas as
ações de prevenção que o município de Formiga desenvolve para diminuir os impactos ambientais.

Clica e assista os vídeos

http://www.youtube.com/watch?v=tSwRQ0UEyFM vídeo 1

http://www.youtube.com/watch?v=ynJSsNn8WqE vídeo 2

http://www.youtube.com/watch?v=YavQGqJw4ow vídeo 3

http://www.youtube.com/watch?v=iNG6Yug-BYU vídeo 4



sexta-feira, 28 de outubro de 2011

CVT/NAE- FORMIGA se programam para a Semana Global do Empreendedorismo


No período de 14 a 20 de novembro, será realizado, simultaneamente, em 100 países, inclusive no Brasil, a Semana Global do Empreendedorismo. Nesta semana, serão realizadas diversas atividades que tem como objetivo celebrar, divulgar e chamar a atenção da população de que o Empreendedorismo é fundamental para a saúde econômica e cultural do país, além de despertar os principais comportamentos empreendedores em jovens e adolescentes de idade a partir de 15 anos.

Nesta semana de palestras, no dia 17 de novembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, enviará um consultor para ministrar uma palestra sobre o tema, juntamente com a psicóloga coordenadora do Núcleo de Apoio ao Empreendedor – NAE Formiga, Leila Patrícia da Silva abordarão os seguintes temas; “O trabalho como valor para o ser humano, a importância da qualificação e os comportamentos empreendedores”.

A palestra será realizada na Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte, em dois turnos, o primeiro será às 08h00 e o segundo será às 20h30.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Turma de Empreendedorismo do CVT Formiga apresenta projetos no encerramento de curso

No período de 03 a 18 de outubro, foi realizado no Centro Vocacional tecnológico – CVT Formiga mais uma turma do curso de Empreendedorismo e Plano de Negócios.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Apoio ao Empreendedor – NAE, Leila Silva, o curso tem como objetivo preparar o empreendedor para o planejamento de seu próprio negócio, e principalmente, chamar a atenção da população para a importância do planejamento no sucesso do negócio” comenta.

Para encerrar a última aula, os alunos prepararam três planos de negócios e apresentaram para a instrutora Silmara Ferreira e convidados como o secretário adjunto da secretaria de desenvolvimento econômico e parcerias, Carlyle Ribeiro e a empresária, proprietária da Padaria Santa Cruz, Jaqueline Praça que avaliaram desempenho e criatividade dos trabalhos.

Conforme Jaqueline,compromisso e qualidade é essencial para um bom negócio.” A palavra chave é qualidade em qualquer negócio, também um bom relacionamento com a equipe de trabalho, sempre valorizando os colaboradores, tornar o ambiente de trabalho agradável, fazer o que gosta com muito amor e paixão, ter sempre foco nas próprias potencialidades e sempre ter muita preparação física e qualificação”, conclui a empresária















































CVT Formiga exibe filmes para alunos da rede pública de ensino


Em virtude à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a unidade do Centro Vocacional Tecnológico - CVT Formiga, através da coordenadora do Laboratório de Informática, Bernadete Seixas, exibiu para os alunos do 4º ano da Escola Municipal CAIC o filme “A criação do mundo – o livro mágico” e “Uma verdade inconveniente” para os alunos do programa 2º Tempo do bairro Cidade Nova.

De acordo com a coordenadora a iniciativa é uma forma de chamar a atenção das crianças e dos adolescentes para a atual situação do mundo. “Precisamos e muito de mostrar a realidade do nosso planeta, fazer algo para conservar o meio ambiente e conscientizar as pessoas e essa situação é bem clara no vídeo uma verdade inconveniente”, comentou Bernadete.

Mais atividades

Para marcar ainda as comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a unidade também promoveuo CVT na Praça, onde houve distribuição de mudas e sementes, troca ambiental como garrafas pets e alumínio por feijão, análise da água e informações sobre os cursos de informática ofertados na Instituição.

Outra ação do CVT sobre a SNCT foi à parceria com a Tv local, TV Oeste, que durante a semana exibiu uma série de reportagens sobre sustentabilidade e ações de prevenção que o Município realizou e realiza em prol do Meio Ambiente.











sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CVT FORMIGA OFERECE CURSO DE ARTESANATO EM BAMBU


CAPACITAÇÃO - De 24 a 28 de outubro será realizado no CVT Formiga, um curso de Artesanato em Bambu, resultado de uma parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga e Senar Minas.

O curso será ministrado pelo instrutor Rodrigo Ferreira da Silva e terá uma carga horária de 40 horas. As aulas serão ministradas de 08h00 às 17h00. Serão ensinadas técnicas para confeccionar peças utilitárias e decorativas em bambu Chinês. O público-alvo são trabalhadores e produtores rurais e artesãos com idade mínima de 18 anos.

Os participantes obterão conhecimentos práticos da coleta e tratamento do bambu, confecção de peças, planejamento de custo e comercialização do produto pronto.

O curso é gratuito e todos os participantes receberão certificado de conclusão do curso.

Os interessados devem entrar em contato com o CVT pelo telefone 3322-5528 ou Sindicato dos Produtores Rurais pelo telefone 3322-1762.


COLAÇÃO DE GRAU DE ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS É NESTE FINAL DE SEMANA

CAPACITAÇÃO - Começa nesta sexta-feira, 21, as comemorações pela formatura dos alunos do curso técnico em Análises Clínicas. O curso foi ministrado em Formiga graças a uma parceria entre o CVT – Centro Vocacional Tecnológico, Epap - Escola de Alevinicultura e Piscicultura; Prefeitura e o Centro de Estudos III Milenium.

O curso teve uma duração de 1 ano e meio, com aulas práticas e teóricas.

Confira a programação em comemoração a formatura dos alunos:

Dia 21 de outubro – Sexta-feira

20h30 – Missa em Ação de Graças

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Dia 22 de outubro – Sábado

19h00 – Colação de Grau

Local: Cemap – Rua Alderico Nogueira – 470; Sagrado Coração de Jesus.

Hoje, o CVT/EPAP conta com mais de 700 alunos distribuídos nos cursos oferecidos que proporcionam capacitação profissional para diversas áreas do mercado de trabalho e mais de 3.000 alunos na inclusão digital.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CVT Formiga faz homenagem ao dia do Eletricista!

Eletricista é um cara ligado, ligado em nos fazer o bem, trazer conforto para nossa casa ou empresa é a sua atividade principal. O eletricista é um grande profissional, sempre de bem com a vida ele, não poupa esforços para trabalhar. Corajoso, ele não tem medo da eletricidade.Parabéns a você que todos os dias ilumina as nossa vidas ou nossas casas, que nos traz a tecnologia cada vez mais avançada para dentro de nossas empresas ou nossos lares!!Parabéns você Eletricista!!!

Equipe CVT Formiga.

CVT Formiga faz homenagem ao dia do Professor



"Só o amor dá valor a todas as coisas. E o mais necessário é que seja grande o bastante para que nenhuma coisa o estorve" (Santa Teresa de Ávila)
O dia 15 de outubro é consagrado a esta educadora e pensadora Católica do século XVI. E por este motivo D. Pedro I, instituiu neste dia em 1827 o ensino elementar no Brasil.
Apenas o amor à causa do conhecimento, já seria suficiente para mover os professores na direção de seus alunos a fim de mostrar-lhes os caminhos e descaminhos da vida.
Neste dia em que todos homenageam os professores, gostaria de além de dar os parabéns, que todos recebessem o nosso mais sincero e cordial:
"Obrigado, professor! Por tudo."

Equipe CVT Formiga




CVT FORMIGA COMEMORA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

De 17 a 23 de outubro acontece em todo o país a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNTC. Este ano, o CVT- Centro Vocacional Tecnológico – de Formiga é um dos agentes de divulgação da SNCT.

O CVT montou uma estande na Praça Getúlio Vargas, divulgando os cursos oferecidos. Além disso, em parceria com o Banco de Alimentos Maria Athanázia de Freitas, foi realizado mais uma edição do projeto Troca Ambiental. Interessados trocaram materiais recicláveis (garrafas pet e latinhas de alumínio) por feijão.

Como agente de divulgação da SNCT, o CVT participará de algumas ações no município: divulgação de ações de prevenção e dimunuição de impactos ambientais ( Barraginhas, Aterro Sanitário e Coleta Seletiva, Biodigestores, Recifor, Transformare, Banco de Alimentos, Canalização dos rios e outros); reportagens especiais que serão veiculadas pela TV Oeste de 17 a 23 de outubro e a exibição dos filmes “A criação do mundo” e “Uma verdade inconveniente” para alunos de escolas municipais.

Veja fotos do evento: CVT na praça:



A Semana Este ano, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como tema: “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”. Além de promover inúmeras atividades de divulgação científica em todo o país, serão estimulados na SNCT 2011 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.



































































































































































































































































































































































































































sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Curso de Noções Eletricas para Mulheres foi oferecido no CVT Formiga

Fazer pequenos reparos (chuveiro, ferro, interruptor, troca de reator de lâmpadas fluorescentes; substituição de pinos - tomadas e receptáculos) atraiu uma turma de 12 pessoas em Formiga para o curso de noções elétricas para mulheres realizado no CVT Formiga pelo eletrotécnico Heberth Pires.
Os participantes tiveram aulas teórica e prática sobre a eletricidade, riscos e prevenção de aceidentes. Na primeira parte do curso, as alunas aprenderam sobre Natureza da Eletricidade; Corrente Elétrica; Tensão Elétrica; Resistor e Aterramento. Durante a parte prática, foram ensinadas: Funcionamento de um chuveiro elétrico; de uma tomada elétrica; de uma lâmpada incandescente; de um ferro elétrico; de um interruptor de lâmpada; Manuseio e conhecimento do multímetro e pequenos reparos.
De acordo com o Instrutor Heberth Pires, as alunas ficaram satisfeitas e tiveram um bom rendimento. Foi uma grande satisfação ver o entusiasmo delas e que tal atividade não é exclusivadade do sexo masculino, pois a turma mostrou grande habilidade na aprendizagem do conteudo ministrado.