sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Curso: Noções Elétricas para Mulheres


Estão abertas as inscrições para o curso de Noções elétricas para mulheres que será oferecido no Centro Vocacional Tecnológico – CVT.
O curso será ministrado pelo eletrotécnico Heberth Pires e irá abordar os seguintes assuntos: Natureza da Eletricidade; Corrente Elétrica; Tensão Elétrica; Resistor; Aterramento; Funcionamento de um chuveiro elétrico; Funcionamento de uma tomada elétrica; Funcionamento de uma lâmpada incandescente; Funcionamento de um ferro elétrico; Funcionamento de um interruptor de lâmpada; Manuseio e conhecimento do multímetro; Pequenos reparos (chuveiro, ferro, interruptor, troca de reator de lâmpadas fluorescentes; substituição de pinos - tomadas e receptáculos).

Data / Horário:03 a 05 de outubro: horário de 19:00 às 22:00 hs.


Valor: 30,00


Vagas: 25


As inscrições podem ser feitas no CVT, localizado na Rua São Luiz Gonzaga, 327, Bairro São Luiz. Mais informações pelo telefone (37) 3322 -5528.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Não perca!
















Nova Turma do Curso de Tranças e Penteados!

Data: a definir - Horário de 19:00 às 22:00 hs

Não deixe de aproveitar a oportunidade de aprender a valorizar ainda mais sua imagem pessoal!As inscrições podem ser feitas no CVT, localizado na Rua São Luiz Gonzaga, 327, Bairro São Luiz. Mais informações pelo telefone (37) 3322 -5528.

Curso de Automaquiagem










Data:07 a 09/11 - Horário de 19:00 às 22:00 hs


Não deixe de aproveitar a oportunidade de aprender a valorizar ainda mais sua imagem pessoal!As inscrições podem ser feitas no CVT, localizado na Rua São Luiz Gonzaga, 327, Bairro São Luiz.


Vagas Limitadas!!!!


Mais informações pelo telefone (37) 3322 -5528.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CVT Formiga inicia atividades para comemorar a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia





O CVT Formiga desenvolverá quatro ações para comemorar a data e uma delas é convidar as empresas, instituições e entidades do município






O Centro Vocacional Tecnológico de Formiga será um grande parceiro nas atividades para comemorar a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia - SNCT, que será realizada nos dias 17 a 23 de outubro em todo país, o tema principal: “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”. Além de promover inúmeras atividades de divulgação científica em todo o país, serão estimulados na SNCT 2011 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.


A Instituição formiguense irá desenvolver quatro ações para comemorar a SNCT, a primeira será divulgar em todas as empresas, instituições, entidades e imprensa de Formiga o evento, a segunda será uma série de reportagens que serão exibidas na TV Oeste, onde serão mostradas as ações de prevenção que o município de Formiga desenvolve para diminuir os impactos ambientais.


A terceira será uma parceria com algumas escolas do município onde serão exibidos os filmes: Uma verdade inconveniente e a Criação do Mundo e a última atividade desenvolvida pelo CVT Formiga será o CVT na Praça, juntamente com alguns parceiros estarão expondo e informando a comunidade sobre como proteger o meio ambiente e distribuindo mudas e sementes para à população.


De acordo com a coordenadora do CVT, Zélia Veloso, a SNCT é importante para conscientizar a população da importância das ações de preservação e sustentabilidade do meio ambiente, partindo de ações individuais que vão beneficiar o coletivo, comenta a coordenadora

CVT abre mais uma turma de Empreendedorismo e Plano de Negócios


O Centro Vocacional Tecnológico – pólo Formiga, está com as inscrições abertas para mais uma turma do curso gratuito de Empreendedorismo e Plano de Negócios, que ocorrerá nas datas de 26 de setembro a 21 de outubro, no horário das 18h30 às 22h30, na sede da Instituição.


O curso de Empreendedorismo e Plano de Negócio no CVT Formiga já capacitou aproximadamente 60 pessoas e esta será a terceira turma do ano de 2011. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Apoio ao Empreendedor – NAE Formiga, Leila da Silva, o curso é uma ação que visa fornecer ferramentas básicas para elaboração do planejamento do negócio próprio, desmistificar a burocratização para abrir uma empresa, estimular o desenvolvimento da economia local, instruir para reduzir a mortalidade de empresas e propiciar um espaço de discussão sobre empreendedorismo para que a comunidade se mobilize e conheça mais o tema, comenta Leila.


A coordenadora ressalta também que conteúdo do curso destaca ferramentas básicas do Plano de Negócio, melhor utilização dos subsídios públicos para o auxílio na abertura da empresa, saber elaborar um planejamento formal que possa ser disponibilizado a entidades que o ajude financeiramente, sustentabilidade na continuidade do negócio, conhecimento sobre os riscos inevitáveis e aqueles que podem ser evitados.

O público-alvo do curso de Empreendedorismo e Plano de Negócio é micro e pequenos empreendedores, empreendedores individuais, pessoas interessadas em abrir o próprio negócio.


A iniciativa é uma parceria entre NAE/CVT pólo Formiga e a Secretaria de Estado Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SECTES. Outras informações pelo telefone: (37) 3322-5528.

Centro Vocacional Tecnológico presente no CAIC

O Centro Vocacional Tecnológico – CVT é o mais novo parceiro da Escola Municipal CAIC.


Os alunos da 4ª ano do Ensino Fundamental estão aprendendo aulas de Informática, a disciplina é ministrada pela coordenadora do Laboratório de Informática da unidade, Bernadete Seixas.


As aulas serão realizadas todas as quartas e quintas, no horário das 08h00 às 11h00, no laboratório de Informática do CAIC. Ao todo são mais de 60 alunos divididos em três turmas.


As escolas ou entidades que tiverem interesse das aulas de informática também podem entrar em contato com a unidade para agendar. O telefone de contato do CVT é (37) 3322-5528 ou no endereço Rua São Luiz Gonzaga, 327, bairro São Luiz.


O que são os CVTs e Telecentro?


CVTs e Telecentros são unidades da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado, projeto estruturador do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por meio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; promover a inovação e contribuir para a melhoria de vida da população. Para isso, três frentes de trabalho estão em atuação: alfabetização digital, inovação e formação e aperfeiçoamento profissional.


A rede conta com 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 Telecentros, e 4.5 mil microcomputadores conectados, colocando Minas Gerais como um dos estados a possuir um dos maiores programas de inclusão digital e social do País. O projeto alcança mais de 360 municípios e soma mais de 500 mil cidadãos certificados em cursos presenciais e a distância, além de 1 milhão de pessoas beneficiadas com o acesso à internet. Já foram investidos, em sua estrutura, mais de mais de R$ 130 milhões, recursos provenientes do Governo de Minas e do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, por meio de emendas parlamentares

Telecentro Nossa Senhora Aparecida completa quatro meses de funcionamento



Há quatro meses está instalado e funcionando no bairro Nossa Senhora Aparecida o Telecentro – laboratórios de informática. Já são mais de 50 alunos matriculados e 133 certificados entregues aos alunos. No total são 20 cursos EAD (Ensino a distância), entre eles: Introdução à Informática, Empreendedorismo, Reforma Ortográfica, Auxiliar de Escritório, Atendimento ao cliente e outros.

Os Telecentros são unidades extensivas dos Centros Vocacionais Tecnológicos e tem como objetivo combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional. Para isso, que as unidades como o CVT e os Telecentros estão em atuação: alfabetização digital e formação e aperfeiçoamento profissional.

Na comunidade Nossa Senhora Aparecida, o Telecentro funciona as segundas no horário de 07h00 as 21h00, terça à quinta-feira, de 07h00 as 17h00 e na sexta-feira, de 07h00 as 15h00. As pessoas que tiverem interesse de se inscreverem para os cursos devem comparecer a rua Professor Antônio Costa Leite, 223, antiga escolinha Chapeuzinho Vermelho.

A iniciativa do Telecentro na comunidade e uma parceria da Associação de Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e o Centro Vocacional Tecnológico -CVT.

CVT Formiga oferece para a comunidade o curso preparatório para o ENEM



Está aberto para a comunidade em geral o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio, na sede do CVT Formiga. As aulas são transmitidas através de videoconferência, de segundas às quintas-feiras, no horário das 13h00 às 16h15 e com duas disciplinas por dia.

A iniciativa é uma parceria dos Centros Vocacionais Tecnológicos - CVT, através da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais - Sectes – e o Instituto Henfil, oferecerá gratuitamente o curso preparatório para o Enem . Trata-se do projeto “Enem na sua Comunidade”, que vai preparar alunos do ensino médios e interessados para o processo seletivo.

Instituto Henfil

O Instituto Henfil atua na grande São Paulo e, desde 2001, promove um trabalho comunitário destinado a possibilitar as pessoas sem condições de arcar com os custos de uma escola particular a chance de cursar uma universidade pública. No ano de 2011, a ONG desenvolveu o curso Telepresencial Enem, para que as prefeituras possam ajudar as pessoas a entender o exame e obter nota suficiente para aprovação, e assim conseguir uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou no Programa Universidade para Todos (ProUni).

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CVT Formiga presente no dia do Voluntariado






Para comemorar o DIA V, diversas atividades, brincadeiras e muita informação na Praça Pe. Clemente

No domingo, 28 de agosto, em todo o Brasil, foi comemorado o Dia Nacional do Voluntariado – DIA V. Em Formiga, a data foi celebrada na Praça Pe. Clemente, com diversas atividades, brincadeiras, danças e apresentações.

O evento teve início às 09h00, quando diversas empresas, entidades, Polícia Militar, Polícia Militar do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, UNIFOR, Santa Casa de Formiga e imprensa estiveram presentes.

O DIA V reuniu cerca de 400 pessoas.